top of page

Elas são o terror para quem cuida do visual corporal. Homens e mulheres estão sujeitas a elas. Neste artigo você vai obter informações sobre estrias e quais os tratamentos antiestrias funcionam ou não de verdade. Se aquelas "marquinhas" desagradáveis incomodam a você, então continue lendo!

 

Bom. Estrias são o resultado de uma distensão (esticamento) da pele além do que esta suportaria. Com a distensão, as fibras da pele se rompem, formando uma linha em relevo de cor de avermelhada a cinza. Esta linha, que parece uma cicatriz, destoa em coloração da pele ao redor, dando origem às indesejáveis marcas na pele.

Como vimos, o esticamento é o fator gerador das estrias. Este esticamento normalmente está ligado a mudanças repentinas em seu corpo, tais como ganho de peso e gravidez. Ao ganhar peso, a pele estica além de sua capacidade, rompendo-se e gerando estrias.

As estrias são cicatrizes na pele que ocorrem quando a pele estica-se muito e de forma rápida, como ocorre na gravidez ou quando o indivíduo engorda muito num curto espaço de tempo. As estrias podem ser vermelhas, roxas ou brancas, e o seu tratamento consiste em eliminar parte da pele "ferida" e melhorar a sua hidratação, de forma a prevenir a formação de novas estrias.

 

Como identificar as estrias

As estrias são pequenas "linhas" que aparecem na pele, inicialmente com a cor rosa, que torna-se avermelhada ou roxa, e depois torna-se branca. Quando as estrias se formam, provocam muita coceira. As áreas críticas onde normalmente as estrias aparecem são mamas, coxas, bumbum, culote, quadril, barriga e costas.

 

Causa das estrias

crescimento e/ou aumento de peso excessivo e repentino,

musculação excessiva,

alterações hormonais, como ocorre na gravidez,

predisposição genética.

 

Fatores biológicos, como a qualidade e quantidade de fibras colágenas e elastina, ou fatores hormonais, também são determinantes para facilitar o aparecimento das estrias.

 

Estrias na gravidez

As estrias são comuns na gravidez, pois a pele estica-se muito e rapidamente, mas elas podem ser evitadas se a mulher tiver alguns cuidados, como:

Usar diariamente muito creme hidratante, especialmente na barriga, mamas e nas costas;

Beber bastante água e

Só engordar 1 kg por mês.

 

Como evitar estrias

  • Busque sempre hidratar e nutrir sua pele.

  • Beba bastante água — em outras palavras, hidrate-se para hidratar sua pele!

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

  • Pratique exercícios regularmente.

  • Fique de olho no ganho ou perda de peso repentino. Gravidez, dietas, períodos de estresse etc. são momentos que você pode antecipar e cuidar melhor do seu corpo, seguindo estas dicas.

Bom, agora que você já sabe mais sobre estrias, que há tratamentos anti estrias paliativos eficientes, e como evitá-las, vamos prosseguir e saber, afinal, como eliminar estrias.

bottom of page